¨A cura é uma das dimensões mais sutis e esta sutileza consiste em o curador não fazer nada com ela.O curador não é realmente um curador, porque é um facilitador.A cura acontece através dele; ele tem apenas que anular-se.Ser um curador significa não ser.Quanto menos você é, melhor será sua cura.Quanto mais você é, mais caminhos estão bloqueados.Deus,ou a Totalidade, ou qualquer outro nome que preferir é um curador. O Todo é um curador.¨

Osho

quinta-feira, 24 de março de 2011

O que é Massagem....

A palavra massagem vem do grego: masséin que significa justamente apertar ou amassar. A palavra massagem hoje em dia vem do francês massage que também significa esfregar, bater ou apertar.


A massagem é muito antiga, as provas mais antigas são datadas com mais de 5000 anos. Nas culturas antigas o massagista era médico e o próprio pai da medicina Hipocrates (460AD - 370AD) falou que um bom médico deve saber amassar. Mas se a gente for ver a massagem é muito mais antiga do que isso. Basta lembrar que todo mundo costuma fazer círculos na barriga quando dói ou pressões nas têmporas quando tem dores de cabeça. Provavelmente, a massagem é uma das formas mais antigas para tratar músculos e esqueleto.


A massagem é tão eficaz que pode aliviar ou curar vários tipos de doenças ou dores, além de aliviar o estresse liberando hormônios de relaxamento. A massagem é a forma complementar ou alternativa absolutamente maior que tem no mundo
A massagem em geral visa o equilíbrio psico/físico/energético, alivia o estresse, aumenta a circulação sanguínea e linfática, e drena as toxinas para ter uma recuperação muscular mais rápida. É uma forma de tratamento extremamente segura, inofensiva e deliciosa de receber. Sem exagerar, mais ou menos 90% das dores no corpo podem ser tratadas com massagem obtendo bons resultados. Mas, claro como terapia complementar da medicina alopata.

O que a massagem traz de beneficio?

  • O primeiro benefício é a circulação (venosa e linfática) que pode aumentar 400% em regiões específicas. Isso fornece aos músculos e aos outros sistemas locomotores que conduzem o sangue, um aumento de fluxo de nutrientes e oxigênio necessário para o trabalho muscular. O aumento de circulação também possibilita uma limpeza maior de toxinas acumuladas na musculatura, tais como, ácido láctico (um resíduo de trabalhos anaeróbicos). Esse aumento também leva ao aumento na produção de urina por causa das trocas de líquidos no corpo, o que em certo modo limpa o sangue.
  • A massagem libera hormônios, principalmente o ocitocina, que pode gerar bem estar, relaxamento, uma melhora no sistema digestório.
  • Ativa o sistema nervoso, principalmente a divisão parassimpática, que diminui o ritmo cardíaco, que faz o fígado armazenar glicogênio (energia), que aumenta a secreção de enzimas digestivas, que aumenta a produção de insulina, que acelera o movimento dos alimentos nos intestinos, e que estimula os órgãos sexuais.
  • Pode agitar uma pessoa quando feita rápida e com vigor. Estimulando a secreção de adrenalinas.
  • Alivia dores. Por várias razões uma massagem leve pode trazer um alivio as dores. Uma porque libera hormônios anti-dor e outra porque o SNC pode bloquear sentidos. Com o estímulo da massagem os nervos podem bloquear a dor em favor do toque do massagista ocorrendo assim a anestesia muscular.
  • Aumenta a troca do sistema imunológico. Com o aumento do retorno linfático você obtém uma limpeza da linfa com massagem. Isso aumenta as defesas do corpo no sentido de aumentar e ativar a circulação linfática para os linfonodos.
  • Melhora a respiração no sentido de aliviar a musculatura responsável por ela. São 12 músculos no corpo na região do tórax que possibilita uma respiração boa. Aliviando músculos tensos na região torácica tende a aumentar a capacidade respiratória.


Não importa o estilo de massagem, clássica,shiatsu, thai, havaina, etc, o importante é você se sentir bem e o terapeuta conseguir se conectar com sua essência. É bom lembrar do RESPEITO de ambas as partes, e infelizmente este tem sido esquecido por alguns profissionais e também por alguns clientes que acham que massagem é sacanagem. Existem aqueles que usam deste beneficio para  fins menos nobres, mas gostaria de salientar que se seu interesse é mundano, então procure  por isso no lugar certo, porém se realmente quer se beneficiar de corpo e alma, se entregue a um massoterapeuta digno e respeitável. Falo tudo isso não como uma critica, mas uma observação aos desatentos, para evitar situações constrangedoras para todos.
No mais Felicidades!
Namasté!



          

2 comentários:

  1. Olá terapeuta. seu blog ta lindo. e adorei as informações....... precso de um horario em sua agenda..... aposto que ate sabe pra que neh rsrsrss????? revelações..... rsrrsr

    bjus posta mais coisas hem....

    ResponderExcluir