¨A cura é uma das dimensões mais sutis e esta sutileza consiste em o curador não fazer nada com ela.O curador não é realmente um curador, porque é um facilitador.A cura acontece através dele; ele tem apenas que anular-se.Ser um curador significa não ser.Quanto menos você é, melhor será sua cura.Quanto mais você é, mais caminhos estão bloqueados.Deus,ou a Totalidade, ou qualquer outro nome que preferir é um curador. O Todo é um curador.¨

Osho

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Meditação Kundalini




Kundalini é o alegado poder espiritual primordial ou energia cósmica que jaz adormecida no Múládhára Chakra, o centro de força situado próximo à base da coluna e aos órgãos genitais. É a energia que transita entre os chakras.
Deriva de uma palavra em sânscrito que significa, literalmente, "enrolada como uma cobra" ou "aquela que tem a forma de uma serpente". É a energia do Universo em seu aspecto total e o aspecto biológico, ou físico, como calor, eletricidade, etc. Segundo a crença, enquanto está adormecida, assemelha-se a uma chama congelada.
De acordo com Osho, nenhum tipo de conhecimento teórico ou visualização anatômica da Kundalini é realmente necessária pois, poderia tornar-se uma barreira. A Kundalini está lá, os chakras estão lá, não é necessário senti-los mas saber e perceber a energia correndo através do seu corpo. O importante é fazer com que a energia acumulada no chakra base comece a subir, fazendo com que os chakras se alinhem e movimente-se corretamente. O sangue circula no nosso corpo físico, a Kundalini circula pelo nosso corpo etérico. A cirulação biológica natural vai de cima para baixo, mas a circulação espiritual (kundalini) faz o caminho contrário.
O importante , nesta meditação Kundalini, é permitir o fluxo natural sem forçar -se ou sentir-se obrigado a fazê-la circular. O movimento acontece naturalmente quando paramos de racionalizar e simplesmente deixamos nos levar como se fossemos uma folha voando ao vento.
Esta técnica permite que o corpo se agite e libere tensões e estresses acumulados de um modo solto e natural seguido de dança e de um período final de silenciosa observação. A meditação ativa ao contrário do que muitos pensam, ajuda a aquietar o corpo e a mente, estamos todos cheios de energias acumuladas durante o dia e simplesmente sentar, fechar os olhos e começar a meditar muitas vezes não é viável, o corpo e a mente precisam extravasar esta energia acumulada e depois sim, podemos nos sentar e/ou deitar e meditar em silêncio e quietude.

¨ Meditação não é um trabalho, é uma brincadeira...

Meditação não é algo que se faz para atingir um objetivo – paz, benção,mas algo para ser apreciado como uma finalidade.
A comemoração(celebração) é a coisa mais importante a ser entendida, e nós a perdemos completamente. Quando digo comemoração, quero dizer a capacidade de aproveitar momento a momento tudo o que acontece com você.¨ OSHO


2 comentários:

  1. Gostei muito dos comentários sobre a Kundalini, meditei por 06 anos para tornar-me calmo, dissipar as tensões e buscar um pouco mais de verdade interior. Surpreso percebí o início do processo em cada chakra e dentro de duas semanas houve o total despertar da serpente Kundalini. Foi maravilhoso, inexplicável, uma transcendência estupenda e real, samadhi que eu nem sabia que pudesse existir e até hoje 25 anos depois os efeitos do orgásmo por tempo ilimitado se mantém. A abertura em minha mente a compreensão de tantas coisas antes ignoradas. Desconheço algo tão salutar, maravilhoso que se possa igualar a este processo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Subida da Kundalini, feita com consciência torna a vida bem mais leve e as percepções assim afloram. Namastê! :)

      Excluir